segunda-feira, 30 de julho de 2012

III Seminário Internacional de Contabilidade Pública

Apresentação:
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) , a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), realizarão neste ano de 2012 a terceira edição doSeminário Internacional de Contabilidade Públicae a quarta edição do Fórum de Nacional de Gestão e Contabilidade Públicas, de 7 a 9 de novembro de 2012,no Auditório do Hotel Dayrell, em Belo Horizonte-MG.

Objetivo:
O objetivo do Seminário Internacional de Contabilidade Pública é apresentar e discutir o estágio atual da Contabilidade Pública nos cenários nacional e internacional e seu impacto no aprimoramento da gestão pública. Promover a atualização dos profissionais de contabilidade que atuam na administração pública federal, estadual e municipal, visando à harmonização de conceitos e ao alinhamento de diretrizes estratégicas que norteiam a contabilidade pública no país.

Público Alvo:
Servidores e profissionais que tenham interação com contabilidade pública de forma direta ou como instrumento de trabalho, principalmente aqueles que atuam nas áreas de contabilidade das esferas federal, estadual e municipal, servidores e profissionais das áreas de controle interno e externo e representantes da área pública de outros países.

Local do Evento:
Dayrell Hotel - Dayrell Theater
R. Espírito Santo, 901
Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil



Fonte: Conselho Federal de Contabilidade

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Concurso de Artigos Científicos do CRC-PI

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI) está organizando mais uma edição do Concurso de Artigos Científicos de Contabilidade, como parte da programação da I Convenção de Contabilidade do Piauí, que será realizada de 22 a 24 de novembro em Teresina/PI. Estão habilitados a participar do concurso alunos, professores e profissionais de contabilidade de todo o Brasil.

Para concorrer o trabalho precisa ser inédito e deve se encaixar em uma das cinco linhas temáticas definidas pela organização. São elas: Contabilidade aplicada a usuários externos; Controladoria e Contabilidade Gerencial; Mercados Financeiros de Crédito e de Capitais; Pesquisa e Ensino de Contabilidade; Temas Contemporâneos em Contabilidade.

Além disso, cada trabalho deve ser inscrito na categoria Júnior, escrito por um estudante com coautoria de um professor; ou na categoria Sênior, em que podem concorrer professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação. Os trabalhos podem ser individuais ou em coautoria, com o máximo de quatro autores.

Durante a I Convenção de Contabilidade do Piauí, os cinco primeiros colocados de cada categoria serão contemplados com prêmios que variam entre R$ 2 mil (dois mil reais) e R$ 200 (duzentos reais), além de serem publicados na revista eletrônica do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí.

As inscrições dos trabalhos poderão ser feitas de 1º de setembro a 31 de outubro de 2012, através do e-mail artigos@crcpi.org.br, e o resultado da avaliação está previsto para 14 de novembro. Os interessados encontram todas as instruções do concurso no Regulamento.

Fonte: CRC-PI

terça-feira, 3 de julho de 2012

Crise reforça urgência de balanço único

A crise financeira que assola a Europa fez com que os governos do continente passassem a discutir com mais urgência um tema que costumava ser relegado ao segundo plano: a necessidade de um modelo de contabilidade pública mais transparente e internacionalmente aceito.

Atualmente, os 27 países da União Europeia possuem métodos contábeis bastante diferentes. Mas, com a economia do grupo abalada, um estudo em curso pela Eurostat, a agência de estatísticas do bloco, está avaliando essas diferenças para que um padrão seja adotado.

Em entrevista ao Valor, o líder global da área de contabilidade do setor público da firma de contabilidade Ernst & Young, Thomas Müeller-Marqués Berger, que ajuda a conduzir o estudo, disse que os políticos europeus estão mais dispostos a ouvir os argumentos dessa discussão. "Na Alemanha, por exemplo, as pessoas perguntam por que o governo está financiando a Grécia, a Espanha. Querem saber o que está sendo feito com o dinheiro delas. Isso realmente reforça o debate sobre transparência na contabilidade pública", afirmou.

Berger explica que o estudo da Eurostat avalia as diferenças na contabilidade em vigor nos países do bloco em relação às Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público (ou Ipsas, na sigla em inglês). Essas normas são emitidas pela Federação Internacional de Auditores (Ifac) e visam estabelecer um padrão internacionalmente aceito para a contabilidade pública, semelhante ao que já ocorre no setor privado com o IFRS (International Financial Reporting Standards).

As Ipsas se baseiam na adoção da contabilidade por regime de competência que, na avaliação do Ifac, facilita o acompanhamento das obrigações e da dívida dos governos, sendo mais eficaz em expor implicações econômicas.

"Regime de caixa não será a base no futuro. Então será necessário mudar. Se para as Ipsas ou algo parecido, ainda não sabemos, mas certamente está indo nessa direção", disse Berger, sobre o andamento do estudo da Eurostat.

O líder global da Ernst & Young esteve no Brasil para o um congresso regional sobre contabilidade pública, em Santa Catarina. Esse tipo de encontro ficou mais frequente no país, que está em processo de convergência às Ipsas.

"O objetivo é discutir as normas com os atores da adequação", diz Luiz Mário Vieira, membro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), outro palestrante do evento do qual Berger participou.

Mas o coordenador geral de Normas de Contabilidade aplicadas à Federação do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó, reconhece que o processo de convergência é complicado. "O setor público é sempre mais complexo para mudar uma cultura", afirmou. O cronograma inicial, que previa a implementação das novas normas de contabilidade para Estados e União em 2012, sofrerá atrasos. "Não queremos convergência da boca para fora", diz Feijó.

Estava prevista para hoje a divulgação pelo Tesouro do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN), referente ao ano de 2011. A demonstração consolida os resultados contábeis de todas as entidades do setor público. No ano passado, quando foi divulgado pela primeira vez, o BSPN contou com dados de 4.949 municípios brasileiros.

No balanço deste ano, os anexos explicativos trarão o resultado de uma pesquisa de "maturidade da gestão contábil" feita com entes da Federação, com o objetivo de qualificar as notas do balanço e fazer um "diagnóstico" dos municípios.

Paulo Henrique Feijó antecipa que o nível de maturidade da gestão contábil no Brasil é baixo. "Tem um viés muito orçamentário, não olha o aspecto patrimonial. Apenas o que entra e sai. É [uma gestão contábil] meio míope", conclui

Fonte: Valor Econômico (29.6.2012)