segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Exame de Suficiência explora o tema Duplicatas Descontadas

O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, como não deveria ser diferente, vem cobrando conhecimentos médios dos alunos, principalmente no que tange aos novos parâmetros da Contabilidade, ou seja, de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo Internacional Accounting Standards Board (IASB).
Muito bem. Minha intenção é chamar atenção para a conta denominada "Duplicatas Descontadas". Esta conta figurava no lado do Ativo, como conta redutora ou retificadora da conta "Duplicatas a Receber". Agora, de acordo com os novos parâmetros mencionados acima, a conta "Duplicatas Descontadas" deve figurar no lado do Passivo, no grupo "Empréstimo e Financiamentos".

domingo, 22 de dezembro de 2013

Resolução da Prova de Contabilidade Públicade APO/SEPLAN-PI 2ª Parte

A segunda parte da prova de Contabilidade Pública, aplicada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) para provimento de vagas do cargo de Analista de Planejamento e Orçamento, da Secretaria de Planejamento do Piauí, está disponível em Videoaula.

Veja abaixo:

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

1º Exame de Suficiência em Contabilidade de 2014

As inscrições para a primeira edição de 2014 do Exame de Suficiência poderão ser feitas no período de 2 a 30 de janeiro.

As provas para bacharéis em Ciências Contábeis e para técnicos em contabilidade serão aplicadas no dia 6 de abril, das 8h30 às 12h30 – horário de Brasília. 

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Exame de Suficiência em Contabilidade

Empresas de todos os portes e o próprio setor público necessita dos serviços do profissional em Contabilidade.

Segundo estudos, "o mercado está aquecido e há espaço para novos profissionais. O lado ruim da história é que falta qualificação e atualização desses profissionais"(*).

Vale alertar que não é todo Técnico ou Bacharel em Ciências Contábeis, com diploma na mão, que pode exercer a profissão. É necessário, antes, obter aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), conforme previsto na Lei 12.249/2010.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Resolução da prova de Contabilidade Pública (APO/SEPLAN-PI) 1ª Parte.

Disponibilizamos a resolução das cinco primeiras questões da disciplina Contabilidade Pública do concurso para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento do Piauí (APO/SEPLAN-PI).

A prova foi aplicada em Teresina/PI, em 23 de novembro de 2013 pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Nível da prova variando de médio a alto, muito bem formulada. Exigiu conhecimentos teóricos e práticos nos assuntos Normas de Contabilidade, Variações Patrimoniais, Plano de Contas e Demonstrações Contábeis, todos aplicados ao setor público.